sábado, 21 de janeiro de 2012

Os Benefícios das Atividades Aquáticas


Os Beneficios das Atividades Aquáticas


O certo é que a água está em nosso corpo, na nossa vida e ocupa a maior parte de nosso planeta. Dentre outras inúmeras características do meio líquido, não menos importante seria sua relação com a Educação Física e a Fisioterapia, haja vista a vasta quantidade de atividades que podem ser realizadas em tal ambiente líquido. Para retratar melhor, perceba a existência da hidroginástica, do pólo aquático, da hidroterapia, da natação, entre outros.
As atividades aquáticas vêm evoluindo de maneira satisfatória de acordo com as exigências da sociedade e do próprio ser humano, sendo uma das modalidades esportivas mais praticadas em academias, clubes, haja vista a quantidade de pessoas que adoram se exercitar em meio líquido.
São inúmeros os benefícios das atividades aquáticas, em diferentes faixas-etárias e respeitando melhoria em diversos níveis:
   
No que concerne ao aspecto físico, a possibilidade de realizar movimentos sem causar impacto às articulações e tendões, estimulação de toda a musculatura e manutenção do tônus muscular, efeitos benéficos sobre o sistema respiratório e cardiovascular, recuperação de enfermidades, entre outros.
   
Em relação ao aspecto psicológico, tendência à elevação da auto-estima, alívio dos níveis de stress, maior disposição p/ enfrentar as atividades cotidianas, entre outros.
   
No que tange ao aspecto social, é perceptível como há novas possibilidades de favorecimento das relações interpessoais e conseqüente aumento dos laços de amizade, interesse em compartilhar experiências e ideais, entre outros.
Tanto é verdade o discutido acima, que a orientação dada por diversos médicos, educadores físicos e fisioterapeutas é para que seus clientes optem pelos benefícios das atividades aquáticas como alternativa ao processo de recuperação de determinada enfermidade ou mesmo como forma de precaução aos diversos males.

 É inegável não percebermos a devida importância das atividades aquáticas mesmo para determinados grupos especiais, tais como gestantes, bebês, portadores de necessidades especiais, terceira idade, asmáticos e pessoas que necessitam de reabilitação postural, os quais tendem a sofrer positivamente com os inúmeros benefícios que a prática física em meio líquido pode proporcionar.

No caso dos portadores de necessidades especiais, basta atentar-se para o enorme sucesso da natação paraolímpica que fica mais fácil a compreensão de como as atividades aquáticas podem ser extremamente relevantes para o enredo físico e psicológico de tais indivíduos "especiais". A utilização terapêutica da água consiste na arte de combinar as muitas variáveis p/ produzir um resultado significativo, possibilitando aos indivíduos o prazer da vivência aquática. E os profissionais de Educação Física e Fisioterapia conscientes de seus papéis enquanto educadores, devem sempre acentuar e enaltecer as capacidades e virtudes e, não lamentar as eventuais deficiências e carências do indivíduo.













Os Beneficios das Atividades Aquáticas para Crianças Autistas.



Desde os seus princípios rudimentares, o uso da água como meio de cura e, mais tarde, como procedimento terapêutico cresceu tremendamente. A água é um meio maravilhoso para exercícios e oferece oportunidades estimulantes para os movimentos que não estão dentro dos programas tradicionais de exercícios de solo. Ela é divertida! A maioria das pessoas gosta da água e ela é uma parte integrante da vida. Entrar na água é uma experiência única que fornece a todos uma oportunidade de ampliar física, mental e psicologicamente os conhecimentos e habilidades. Nela o corpo está simultaneamente sob a ação de duas forças – gravidade (ou impulso para baixo) e empuxo (impulso para cima).

A água tem sido aproveitada recreacionalmente pelas crianças há muitos anos, e a população de crianças com necessidades especiais não constitui exceção. De fato, a água é usada tanto para recreação quanto como uma terapia com crianças, com resultados surpreendentes. A atividade aquática é um modo de estimular o desenvolvimento e ampliar a experiência de movimentos das crianças autistas.
Os professores na sua intervenção educacional em meio aquático, não devem esquecer um dos princípios da educação especial: o respeito à individualidade, cuidando sempre para não cometer o erro de comparar uma criança com a outra, pois cada indivíduo tem suas próprias potencialidades e limitações. Os materiais utilizados em meio aquático são variados, ficando a critério da criatividade do professor. Neste sentindo é importante trabalhar com materiais de diversas texturas, formas, tamanhos, cores, possibilitando à criança autista a manipular, experimentar e vivenciar todo esse contexto que a rodeia.
O mais importante que colocar materiais à disposição da criança é oferecer espaço para que ela possa exteriorizar com autenticidade e espontaneidade a sua expressividade motriz, algo que parta da sua busca inicial e exploratória, segundo suas necessidades e interesses do momento.

O meio aquático proporciona experiências e vivências novas e variadas, favorece a percepção sensorial e motricidade, auxiliando no desenvolvimento das capacidades psicomotoras como coordenação, equilíbrio, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial e temporal.
Velasco (1997), diz que no momento que o aluno consegue se sentir mais à vontade e seguro no meio líquido poderá prosseguir outros processos de adaptação e integração polissensorial, na realização de padrões motores adaptativos como: imersão, flutuação, sustentação e propulsão.
Atividades aquáticas servem também como um processo de aprendizagem de socialização, daí a necessidade do portador de deficiência aprender a galgar degrau a degrau. Pois eles iniciam relacionando-se indivíduo-objeto, depois pessoa-pessoa e, por último interagindo com o grupo. As atividades aquáticas devem propiciar ao individuo situações de desenvolvimento de atividades em pequenos e grandes grupos, estimulando assim as experiências corporais, a integração e o convívio social
Ensinar a criança com autismo que ela tem liberdade dentro de certos limites é uma das propostas que envolvem a aplicação da psicomotricidade, proposta esta que vem atuar de maneira a ajudar no seu desenvolvimento social, físico afetivo e mental da criança, fazendo que ela identifique seu meio e perceba isso de maneira lúdica. A orientação metodológica no meio aquático deve estar fundamentada na internalização ou atenção interiorizada: está levará a criança à execução de tarefas de movimentos e vivências lúdicas significativas e autocontroladas que propiciam a diminuição de sua impulsividade.
Para um desenvolvimento satisfatório de um programa de atividades lúdicas em meio aquático, faz-se fundamental a influência sócia afetiva e emocional dos participantes. O ambiente possui características particulares que facilitam a interação do individuo com os demais membros do grupo, visto que na proposta das atividades haja um alto nível de proximidade entre eles.
A orientação metodológica no meio aquático deve estar fundamentada na internalização ou atenção interiorizada: esta levará a criança à execução de tarefas, movimentos e vivências lúdicas significativas e autocontroladas que propiciam a diminuição de sua impulsividade. Diante disso é possivel observar que os beneficios que o meio aquático traz para a criança com autismo é a melhora do sono e da afetividade nas relações, aceitação de limites e diminuição da ansiedade.
O professor que trabalha com crianças com TEA em meio aquático deve optar por um método predominantemente lúdico, mais um lúdico direcionado, com referências, utilizando todos os recursos possíveis (materiais). Deve desenvolver um trabalho com responsabilidade e coerência, lembrando que cada autista é único, proporcionando um ambiente prazeroso e harmonioso para que os mesmos sintam-se seguros e confortáveis, assim auxiliando no seu desenvolvimento motor. Lembrando sempre que a criança com autismo não vive em um mundo diferente, ela está aqui! A informação é o melhor caminho para encontrá-la.


Agradecemos a  nossa Profissional de Educação Física Carla Mota e toda sua dedicação com nossos filhos do Grupo MUPA.



Informações de nossas atividades entre em contato e agende sua hora pelo telefone:8264-4818 e 9325-7647  Priscila.


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