segunda-feira, 5 de maio de 2014

ENTREVISTA COM GRAÇA FERREIRA MÃE DE VICTOR HUGO









A ENTREVISTADA DE HOJE É GRAÇA MÃE DE VICTOR
HUGO
 

  Victor Hugo ,''um amor de filho , meu grande amigo , minha paixão serei sua base e sua defensora , enfrentaremos uma longa caminhada mas será um grande homem!!''
Graça

      COMO FOI DESCOBRIR O AUTISMO EM SEU FILHO?
Quando Victor nasceu, não percebi nada, mas com o passar do tempo, percebi que havia algo, nas visitas a pediatra, comentava com ela e  ela dizia “calma é assim mesmo, mimado, filho único, relaxa”. Até que  em uma visita, implorei pra ela me ajudar e imediatamente chamou uma amiga médica, avaliou e disse: “ELE É AUTISTA”.....
MORRI....!!!. Estava sozinha  com o Victor, marido viajando trabalhando. Não sei como cheguei em casa, sem chão.... respirei e fui pesquisar tudo sobre AUTISMO, e fazer uma bateria de exames.
Só sabia de uma coisa, precisava me conscientizar pra ajudar meu filho, e foi o que fiz. Fazer do IMPOSSÍVEL, e do IMPROVÁVEL, que
 Victor teria uma vida com muitos obstáculos, mas que seria muito FELIZ.

=   QUANTOS ANOS ELE TINHA.   NA SUA OPINIÃO, ASSIM QUE DESCOBRE O QUE UMA MÃE DEVE FAZER?
     Ele tinha 3 anos.   Primeiro chore, depois respire e procure pesquisar, procurar apoio de ONGS, de Grupo de Mães, Entidades, CAPSI, Profissionais no Assunto e um Neuropediatra. É fundamental o conhecimento dos pais sobre o Autismo. Ter diagnóstico precoce, ajuda nas intervenções e colabora pra o grande desenvolvimento da criança e dando melhor condição de vida .Mas o apoio maior esta na família e em você mesma. Não adianta levar ao profissional, os pais tem que se conscientizar, participar, tem que buscar ajuda, para poder lidar com as  situações e dificuldades que são inúmeras.



           









DAS PESSOAS MAIS PRÓXIMAS QUEM LHE DEU MAIS APOIO?
    Meu marido Eneias, que sofreu muito, nosso filho único, temos uma vida diferente, viaja muito a trabalho e tenho que resolver tudo,  me desdobro entre casa, colégios, terapias. Mas é gratificante sinto-me realizada pois vejo resultado, e procuro sempre participar de tudo que lhe envolve, como estímulos, aprendizado,  e como forma de motivação para manter e cuidar do nosso filho.

   COMO CONHECEU O MUPA?
    Uma linda história, costumo dizer que é minha segunda família, estava aflita e pelas redes sociais pede ajuda a Socorro, que imediatamente, junto com a Jéssica, Josy, Ana Paula e a Ana vieram em minha casa e desde então, não me separei mas do MUPA e dessas pessoas que sou grata e que sempre estão disposta a me ouvir. Nesses anos de convívio e de muito aprendizado, com palestras, reuniões, encontros, o MUPA sempre presente e atuante, ajudando com as terapias  e com profissionais que ali estão, sempre prontos a nos atender, muito dedicados e atenciosos. No MUPA, o Victor faz, Ginástica, Psicologia (Alice) Psicopedagogia (Sonia).    Agradeço sempre ao MUPA por nos receber e nos orientar.

 COMO É A ROTINA ESCOLAR  DE SEU FILHO?  QUAIS AS MAIORES CONTRIBUIÇÕES A ELE? 
     Estuda de manhã no Colégio Regular, é complicado na  parte das atividades com a professora, ela pouco conhece o autismo, e não consegue aplicar as atividades, mas, e aí, levo as atividade pra ele fazer e a oriento. E assim vamos.  Na parte da socialização é boa, seus colegas ajudam e sempre o chamam  pra participar das brincadeiras. E todos os dias quando vou buscar tem sessão de abraço coletivo, todos se reúnem e nos dão um abração. Lindo!
Na Sala de Recurso, a pedagoga é muito atenciosa e dedicada sempre estudando sobre o Autismo , faz a diferença . consegue fazer um bom trabalho com o Victor , e já esta no segundo ano com ele ,esta tendo bom desenvolvimento , perfeito.

QUAIS FORAM AS MAIORES CONQUISTAS DO SEU FILHO?
Falar das conquistas nãos é fácil . tudo no autismo é lento precisa de muitos estimulos , dedicação muitas atividades , muito empenho , muita disposição pra conduzir e ter muito amor .O Victor já tem uma certa independencia , como o uso do banheiro , botar roupa , se alimentar , fazer higiene , já é alfabetizado , consegue ler algumas palvras soltas , já escreveu seu nome .... e  outras , está mas atennto , mas sociável e muito inteligente.
Mas a maior conquista foi ouvir sua voz dizer ''Mamãe to com fome '' ou ''Mamãe eu te amo muito''
Mas tudo isso só acontece , se houver conscientização e muito amor.

QUAL A BRINCADEIRA E O FILME FAVORITO DELE?
Atualmente com carrinhos e aviões....Mas ele adora mesmo é assistir desenhos no Youtube em vários idiomas.E o filme preferido dele é Rio 2 , todos os dias.



QUAL SEU DESEJO PARA O FUTURO DO VICTOR ?
Como mãe , desejo ao meu filho , o melhor , o maior e o mais perfeito mundo e um futuro cheio de muitas realizações , mas é difícil então pra ele ser e ter tudo , sou realista , desejo paz,saúde e muita disposição pra ajuda-lo a enfrentar esse mundo que tanto almejo.
Victor Hugo ,''um amor de filho , meu grande amigo , minha paixão serei sua base e sua defensora , enfrentaremos uma longa caminhada mas será um grande homem!!''

DEIXE UM RECADO PARA AS MÃES DE AUTISTAS 
Mães , Famílias que tem filhos (parente) com autismo ou qualquer deficiencia , sejam mas pacientes , dedicados , atenciosos, respeitadores e deem muito amor.

Sejam fortes , guerreiras , aidaciosas , justas , amorosas e seus filhos serão muitos felizes.
Corajem , força , PACIENCIA, PACIENCIA , PACIENCIA....jamais desistam!!!

Graça , Eneias e Victor Hugo
















Entrevistada por Priscila Amarante                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palestra : Entendendo as Defesas Sensoriais nos Distúrbios Alimentares

➡️ Seletividade Alimentar  ➡️ Sensibilidade Sensorial  ➡️ Dicas e Orientações para o dia a dia Certificado de 5 horas 02 de Junho 14:00 as...