quinta-feira, 29 de maio de 2014

ENTREVISTA COM MARY MAE DE ADRIAN MATHEUS 8 AN0S

A ENTREVISTA DE HOJE É MARY MÃE DE ADRIAN MATHEUS 8 ANOS


''Sei que Deus não me deu ele em vão , que ele veio para que eu pudesse aprender e me tornar uma pessoa melhor . 
Não sei se sou uma mãe perfeita para ele , mas me esforço para cuidar e dar amor a ele'' 
Mary



QUANTOS ANOS SEU FILHO TINHA QUANDO DESCOBRIU QUE ELE É AUTISTA?
Descobri com dois anos e meio , eu nunca percebi que ele tinha algo diferente , foi uma amiga minha que convive comigo a muito tempo que percebeu e me chamou atenção .E disse para que eu levasse na neurologista para fazer um exame .Ele era muito agitado , acordava gritando a noite , quando ia ao supermercado fica muito inquieto.mas nunca achei que fosse autista e nem sabia o que era . Fiz os exames solicitados pela doutora e falei das dificuldades que ele estava apresentando ela diagnosticou o autismo .Foi um choque tanto para mim , quanto para minha família , chorei muito porque não sabia onde pedir ajuda

QUANDO CONHECEU O MUPA ?COMO FOI?
Conheci através da internet , depois de passar por uma psicologa da Esbam e na Câmara Municipal de Manaus .Resolvi ir atras de mais profissionais que atendesse melhor as necessidades dele. Hoje ele faz psicopedagogia no mupa e precisa desse apoio fora da escola .Para mim foi muito bom conhecer o Mupa , pois sei que agora ele esta bem assistido .Apesar do grau do autismo ser leve ele precisa de acompanhamento , pude fazer novas amizades e conhecer de perto outros graus de autismo.

QUEM OU QUAIS SÃO O (OS) FAMILIAR (FAMILIARES )QUE MAIS LHE APOIAM NA CRIAÇÃO DO SEU FILHO?
Meus pais me apoiam muito, devo muito a eles que me ajudaram e ajudam ate hoje .Matheus é extremamente apaixonado pelo meu pai e tem ele como figura de pai .E minha amiga Ariadne que Deus pós no meu caminho que cuidou de mim na gravidez apesar de também estar gravida . Se não fosse ela não sei como teria passado por tudo isso.Ela foi a primeira pessoa a saber do resultado do exame , ela quem me levou para fazer o exame . E me apoiou muito naquela época e ate hoje ela me apoia .Uma vez ela disse deus da filhos especiais a mães especiais.
                            
COMO É A ROTINA ESCOLAR DELE?
Ele estuda em uma escola particular , já é a segunda escola que ele estuda , a primeira não foi muito boa , pois ele não teve uma preparação ,uma base , devido a isso teve que repetir o 3 período dois anos hoje esta na primeira serie sempre participa dos eventos da escola e sempre é muito elogiado ,estuda de segunda a sexta faz informatica ,futsal e natação na escola , ele adora ir a escola se não chora muito, já acostumou.Ele serviu de exemplo para outras crianças que entraram na escola dele esse ano e fico muito feliz por isso.

INDIQUE UM FILME OU LIVRO SOBRE AUTISMO
Bom sempre gostei de um filme chamado Raymam , apesar de não saber que se tratava de um autista , depois que soube passei a gostar mais.Livro ainda tive oportunidade de ler algum que seja relacionado sobre autista.
                                 
COMO É A ROTINA DE UMA MÃE DE AUTISTA?
Depois de seis anos que recebi o diagnostico que era autista , já consigo realizar algumas atividades como arrumar a casa, lavar roupa e etc .Mas tive que sair do trabalho logo que ele nasceu , por não ter com quem deixa-lo e agora por ter que leva-lo as terapias,porque ate então era difícil ,tinha que, ,ir ao shopping ,ir ao salão ou sair com minhas amigas fazer coisas normais , exercer o papel de mulher alem  do papel só de mãe.
                                   
QUAL BRINCADEIRA QUE ELE MAIS GOSTA?
Ele gosta muito de desenhar ,passa horas desenhando os escudos dos times.Gosta de assistir futebol e reprise esta extremamente fanático .Quando os primos aparecem aqui em casa ele gosta de brincar com aqueles blocos de montar passa horas montando.E agora descobriu meu celular vive mexendo baixando joguinhos pra jogar mas logo se irrita e deixa ele de lado.

QUAIS AS MAIORES CONQUISTAS DE SEU FILHO?
Esse ano já tive duas conquistas , uma foi conseguir tirar a fralda era extremamente difícil mas ele já consegue dormir sem tem uns quatro meses.outra vitoria foi em relação as notas da escola, no primeiro bimestre conseguiu alcançar a media e foi alem dela a professora disse que ele foi ate melhor que as outras crianças que não são autistas foi uma grande vitoria para nos,outra conquista que espero alcançar e ele começar a ler ate o final do ano.Ele já esta começando a ler , do jeito que esta indo logo alcançaremos isso.

DEIXE UM RECADO PARA AS MÃES DE AUTISTAS.
Ser mãe de autista não é fácil ,peco todos os dia que Deus me de forca e paciência para cuidar dele.Mas a cada vitória dele fico muito feliz.Sei que Deus não me deu ele em vão , que ele veio para que eu pudesse aprender e me tornar uma pessoa melhor .Não sei se sou uma mãe perfeita para ele , mas me esforço para cuidar e dar amor a ele maneira que posso.E uma luta diária e constante ,mas só em ver o sorriso dele eu já fico muito feliz.Que eu tenho a dizer e que elas não venham desisti de seus filhos , que busquem se informar.






 Entrevista realizada por :Priscila Amarante





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Palestra : Entendendo as Defesas Sensoriais nos Distúrbios Alimentares

➡️ Seletividade Alimentar  ➡️ Sensibilidade Sensorial  ➡️ Dicas e Orientações para o dia a dia Certificado de 5 horas 02 de Junho 14:00 as...